Saúde

Hospital Escola lança edital para contratar cinco anestesistas

HE-UFPel já havia anunciado a contratação de empresa para prestar serviço

Foto: DP - Atualmente, hospital atende com sete anestesistas. Quadro necessita de 12

Por Douglas Dutra
[email protected]

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou o edital de um Processo Seletivo Público Simplificado para a contratação de cinco médicos anestesistas para o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel).

A Ebserh, estatal que administra o HE, já havia anunciado, na semana passada, o chamamento público para a contratação de uma empresa para a prestação do serviço de anestesia. O objetivo é que essa empresa atenda à demanda de médicos até que o trâmite do processo seletivo seja concluído.

Segundo a superintendente do Hospital Escola, Carolina Ziebell, a expectativa é de que os cinco médicos do processo seletivo comecem a trabalhar a partir do dia 20 de janeiro. Com a chegada dos novos profissionais, será possível recompor o quadro de 12 anestesistas. "Assim a gente consegue ter o funcionamento das nossas três salas cirúrgicas, como a gente tinha antes desse problema", afirma Carolina. De acordo com ela, atualmente, na maior parte dos turnos há apenas um anestesista atendendo somente uma sala cirúrgica.

A justificativa para a demora da solução do problema, segundo a superintendente, é a impossibilidade de realizar concursos públicos e contratações em ano eleitoral. Em 2022, a janela de limitação começou em julho e se encerra somente em 1º de janeiro.

Carolina Ziebell diz que a direção do hospital tem trabalhado para amenizar os impactos da falta de anestesistas. "A média de cirurgias é em torno de 250 a 300 por mês. No mês de novembro, nós fizemos 218 cirurgias. Mesmo com menos anestesistas, ainda conseguimos fazer um número bastante razoável", afirma.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de janeiro de 2023, no site da Ebserh. As vagas terão carga horária semanal de 24 horas e salário mensal de R$ 9.973,12. O edital prevê três vagas de ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência e uma para pessoa negra. Os médicos selecionados terão contrato de até dois anos.

Os dois processos visam atender à demanda por cirurgias que tem se acumulado devido à falta de anestesistas no hospital. Desde novembro, cirurgias consideradas eletivas vêm sendo canceladas pela falta dos profissionais.

Mudanças na maternidade
A falta de anestesistas também acarretou em mudanças no atendimento da maternidade do HE, que, de segunda a sexta-feira, passou a ficar aberta ao público somente das 14h às 4h, nos finais de semana, o funcionamento segue normal. Para que a maternidade esteja funcionando, é obrigatório que haja um anestesista à disposição.

Segundo o hospital, essa mudança na maternidade já possibilitou que seis cirurgias que haviam sido adiadas fossem realizadas em pacientes internados - que aguardavam seus procedimentos -, nos horários em que a maternidade não está atuando. Até ontem, nove pacientes hospitalizados aguardavam cirurgias.

O HE diz que o horário de funcionamento da maternidade foi escolhido por ser o período em que partos costumam acontecer, e que essa medida foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Plano B
Diante do cenário de falta de anestesistas, que se arrasta desde novembro, o Hospital Escola já trabalha com um plano B caso o processo seletivo não seja bem sucedido e não consiga completar o quadro de anestesistas: a contratação de uma empresa via processo licitatório. "Se não conseguirmos a recomposição, nós vamos lançar a licitação para trazer profissionais via pessoa jurídica", explica a superintendente.

Processo seletivo
Inscrições: até 1º de janeiro, no site da Ebserh
Perícia médica PCD e Banca de Heteroidentificação: 3/1
Análise de currículos: 4/1
Resultados preliminares: 5/1
Recursos contra resultados preliminares: 6 e 7/1
Análise de recursos: 9/1
Resultados finais: 9/1

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Município institui a Operação Verão no trânsito em Pelotas Anterior

Município institui a Operação Verão no trânsito em Pelotas

Incêndio atinge Pontal da Barra; queima de lixo é principal suspeita Próximo

Incêndio atinge Pontal da Barra; queima de lixo é principal suspeita

Deixe seu comentário